Impacto do Covid-19 no Futebol

A pandemia do novo coronavírus veio causar impacto no futebol e mudar os hábitos do mundo tal como o conhecemos. Contudo, não foi apenas o desporto que foi afetado, foram todas as coisas mais “básicas” que todos fazíamos.

Mas, falemos de futebol. Com milhares de casos confirmados em todo o mundo, e afetando já vários jogadores, não só de futebol, mas de outras modalidades, o desporto parou!

Europeu 2020

A UEFA decidiu que o campeonato Europeu de futebol seria adiado para o ano seguinte. A competição que terá 12 sedes, foi assim adiada para 2021 de 11 de junho a 11 de julho.

Copa América

A mais antiga competição de seleções do mundo também foi adiada para 2021. Decorrerá na Argentina e na Colômbia entre os dias de 11 de junho e 11 de julho.

Taça dos Libertadores

A Conmebol anunciou também que os próximos jogos estariam suspensos. Novas datas serão anunciada, mas a Conmebol aponta que em Maio poderá ser o regresso da competição.

Liga dos Campeões

A UEFA decidiu que a competição fica suspensa, e com o adiamento do Europeu de futebol dá “espaço” para esta competição terminar mais tarde do que seria previsto a princípio.

Liga Europa

Assim como a Liga dos Campeões, a Liga Europa foi suspensa também. Podendo terminar mais tarde, se a pandemia que assola o mundo tiver melhoras significativas nos próximos tempos.

Campeonato Espanhol

A La Liga também está suspensa, mas os espanhóis estão ótimistas que será possível terminar esta época, têm trabalhado em conjunto com outras ligas para coincidirem os jogos para o término do campeonato quando o Covid-19 der tréguas.

Campeonato Inglês

Todos os jogos dos campeonatos ingleses foram suspensos até dia 30 de abril. Depois nessa data será feita uma reavaliação da suspensão dos campeonatos com o intuito de encontrar uma solução para o término da época.

Campeonato Alemão

À semelhança do campeonato inglês, também o alemão está suspenso até dia 2 de abril, sendo nessa altura também reavaliado o que será feito.

Clubes como o Bayern de Munique recomendaram que os seus jogadores não contactem com outras pessoas, nem tirem fotos nem dêem autógrafos aos fãs.

Campeonato Italiano

Itália é o país com mais casos de Covid-19 fora da Ásia. Começaram por ter jogos à porta fechada, mas foi inevitável a suspensão do campeonato, uma vez que a epidemia piorou bastante nos últimos dias, com alguns jogadores a serem afetados por esta pandemia. Suspenso até ao dia 3 de abril, a Federação italiana estuda três hipóteses para o problema: realizar playoffs, manter a tabela classificativa como está ou não declarar um campeão esta época.

Campeonato Francês

Assim como temos visto, também este campeonato foi suspenso por tempo indeterminado. A final da taça de França entre PSG e Lyon estava marcada para dia 4 de abril foi também adiada indefinidamente.

Campeonato Português

O impacto do covid-19 no futebol fez-se sentir também na Liga portuguesa que suspendeu os seus campeonatos da primeira e segunda divisão por tempo indeterminado. Assim como a Federação Portuguesa de Futebol que também adotou a mesma medida para as outras competições no país, como a Taça de Portugal. O campeonato de futsal foi também suspenso até dia 28 de março pelo menos.

Campeonato Holândes

Todos os jogos até ao final do mês de março estão suspensos. O governo do país decretou ainda que todos os eventos que possam ter mais de 100 pessoas fossem cancelados até ao fim do mês.

Outras ligas suspensas

  • Suiça: até dia 23 de março
  • Aústria: jogos da 23ª e 24ª ronda suspensos
  • Campeonato norte-americano (MLS): paralisado até dia 12 de abril
  • Liga dos Campeões da Concacaf: suspensa por tempo indeterminado
  • Bélgica: suspenso até 3 de abril
  • Escócia: suspenso por tempo indeterminado
  • Polónia: suspenso até ao fim de março
  • Liga dos Emirados Árabes: no dia 16, o torneio foi suspenso por quatro semanas
  • México: suspenso por tempo indeterminado
  • Rússia: suspenso até 10 de abril

Campeonato Chinês

O impacto do covid-19 no futebol começou a sentir-se na Ásia, e nesse sentido, a Associação Chinesa de Futebol suspendeu por tempo indeterminado todas as competições, no dia 30 de janeiro. Também foram adiados os jogos da Champions da Ásia.

América do Sul

Quase todas as federações filiadas à Conmebol, na América do Sul, anunciaram medidas de prevenção em relação ao impacto do Covid-19 no futebol.

  • ARGENTINA: jogos suspensos até 31 de março
  • CHILE: campeonatos suspensos por 14 dias a partir do dia 18 de março
  • PERU: liga suspensa até 30 de março
  • BOLÍVIA: campeonatos suspensos até 31 de março
  • EQUADOR: jogos do Campeonato Equatoriano suspensos por tempo indeterminado
  • VENEZUELA: todas competições suspensas por tempo indeterminado
  • COLÔMBIA: próxima ronda suspensa
  • PARAGUAI: campeonato suspenso até 24 de março
  • URUGUAI: jogos suspensos, em todas as divisões, por tempo indeterminado

Conclusão

Em suma, podemos ver aqui como esta pandemia do Covid-19 afetou o futebol em todo o Mundo sem exceção. Mesmo onde se realizam jogos, são à porta fechada, para dessa forma assegurar a segurança pública.

Esperemos que esta situação seja revertida o quanto antes, e que possamos desfrutar daquilo que tanto nos faz felizes, a nós, amantes do desporto e da apostas desportivas, o futebol!

Podes acompanhar em direto o impacto do covid-19 nos países do mundo neste live stream.

A Tips de Sucesso continua a apostar nos campeonatos que ainda decorrem, subscreve e obtém algum lucro neste momento mais complicado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *