5 grandes rivalidades no Futebol

Rivalidade é uma palavra que acompanha o futebol até aos dias de hoje. Jogos deste carácter levam os fãs à loucura, é um misturar de emoções indescritível que até os menos fanáticos conseguem sentir. És amante de rivalidades? Então estás no sítio certo!

Liverpool vs Manchester United

Se estás à procura de dérbis com emoção e história, este dérbi é para ti. O “North West Derby”, como é chamado, é um dos maiores dérbis do mundo e sem dúvida o maior de Inglaterra. Esta rivalidade vai muito para além do futebol, é uma rivalidade entre cidades, originada por aspetos económicos, históricos e industriais. Entretanto, o sucesso doméstico do Manchester United e Europeu do Liverpool ainda fomentaram mais a rivalidade, levando os fãs ao debate sobre qual o clube com mais sucesso. Assiste ao “North West Derby” e sente a emoção de uma das maiores rivalidades no futebol!

Real Madrid vs Barcelona

Nos últimos anos, o “El Classico”, foi resumido a Cristiano Ronaldo e Messi. Todavia, a história dos confrontos entre estes clubes é bem mais antiga que estes dois jogadores. Na verdade, esta rivalidade contem em si motivos políticos, com o Real Madrid a representar a realeza e o poder centralista da capital espanhola enquanto o Barcelona representa a Catalunha e o seu desejo de independência. A rivalidade destes clubes é de tal modo intensa que não se aceitam traições, especialmente por parte de jogadores. Exemplo disso foi Luís Figo que ao trocar o Barcelona pelo Real Madrid teve uma das receções mais caóticas já vistas no mundo do futebol quando regressou a Camp Nou.

Benfica vs Sporting

Conhecido por todos e inevitável na nossa lista, Benfica vs Sporting ou Dérbi da Capital, afinal é ano após ano um dos jogos mais falados e vistos em Portugal. Esta rivalidade teve início quando 8 jogadores do Sport Lisboa (Sport Lisboa e Benfica após a fusão ao Benfica Clube) trocaram o clube pelo Sporting CP para obter melhores condições de trabalho. Num total de 308 dérbis o Benfica soma 134 vitorias e o Sporting 109, existindo ainda 65 empates. Curiosamente, Óscar Cardozo é o jogador estrangeiro com mais golos no dérbi (13), seguido por Liedson(11), e Jorge Jesus é o treinador com mais vitorias no dérbi(13).

Celtic Vs Rangers

Por muitos considerada a maior rivalidade do futebol mundial, Celtic vs Rangers é dos mais antigos clássicos de futebol jogados nos dias de hoje. Este clássico sempre foi disputado muito além das quatro linhas, levando temas como as divergências culturais e religiosas a jogo também. O dérbi Escocês foi sempre um jogo que despertou muita polémica. Uma delas foi a origem do seu apelido, “Old Firm”, nome que lhe foi atribuído devido à insinuação que ambos os clubes queriam beneficiar financeiramente da confusão causada no segundo jogo da Taça da Escócia. Assim, estas duas equipas exercem um total domínio da liga Escocesa, registando em confronto direto 195 jogos, 65 vitórias dos Rangers, 82 dos Celtic e 48 empates.

Boca Juniors vs River Plate

Este clássico de futebol é o maior da Argentina e um dos maiores do mundo, reunindo os dois clubes mais dominantes do país. A rivalidade entre o Boca Juniors e o River Plate, começou na luta por “La Boca”, bairro de onde os clubes eram oriundos. Em 1920 o River Plate muda-se para Belgrado, um bairro pertencente à classe alta. Com esta mudança, a rivalidade só aumentou, pois o clube passou de um bairro operário para um bairro de classe alta. Desde então os confrontos entre River Plate e Boca Juniors passaram a ser “ricos contra pobres”. Em confronto direto estas duas equipas somam 98 confrontos, com 36 vitorias do Boca, 28 do River e 34 empates.

Conclusão

Todavia, para além destas existem ainda outras grandes rivalidades no futebol, como o Arsenal vs Tottenham, Borussia Dortmund vs Schalke 04, AC Milan vs Inter de Milão, entre outras.

Agora que já conheces as maiores e melhores rivalidades do mundo do futebol, junta o teu grupo de amigos ou família e diverte-te. Afinal, o que era o futebol sem rivalidades?

E não te esqueças do lucro que podes tirar desta paixão que é o futebol!

Subscreve as nossas tips!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *