Final da Champions League

Final da Champions League

A três dias da final da liga dos campeões os nervos estão à flor da pele. O PSG, inexperiente em fases finais de competições europeias, vai defrontar um Bayern de Munique mais forte do que nunca no maior jogo do futebol mundial. Milhões de espetadores vão estar atentamente a ver o jogo no conforto das suas casas. Mas apenas algumas dezenas vão estar no estádio. Este ano marca assim uma final da Champions League incomum, mas que nem por isso perde o seu brilho!

Certamente que ninguém esperava uma final PSG-Bayer de Munique. Falava-se do City na final e provável vencedor, de uma Juventos que ia “dar cartas”, de um Liverpool que poderia segurar o título. Todos estes candidatos foram derrotados por equipas “inferiores”, o Liverpool perdeu logo nos oitavos com o Atlético de Madrid. O Lyon também nos oitavos de final a destruir os sonhos de Cristiano Ronaldo e companhia. Nos quartos acabou com as esperanças do city de levantar o maior troféu do futebol mundial.

Até agora

Todos sabemos que a experiência nestas fases a eliminar conta bastante e, querendo ou não aceitar, equipas como a Atalanta, o Leipzig e o Lyon, não possuem essa experiência. Nas fases finais a capacidade psicológica das equipas conta tanto como o talento e a qualidade futebolística que possuem.

Esta inexperiência deixou o caminho mais fácil para equipas como o Bayern de Munique e o PSG. O Bayern vencedor da competição em 12/13 tem uma vasta experiência no que toca a fases eliminar. É muito raro ver o Bayern eliminado nos oitavos ou mesmo nos quartos. Os alemães têm à sua disposição um plantel onde existe uma fusão de jogadores com experiência e de jovens promessas que lhes permite ter no equilíbrio a chave para o sucesso. Por outro lado, com pouca experiência em fases a eliminar, o PSG surpreendeu esta época ao chegar à final da Champions League. Pode-se argumentar que a caminhada não foi a mais complicada comparando a anos anteriores, mas tendo em conta que em fases a eliminar o PSG tem por hábito vacilar, a equipa parisiense está de parabéns.

A equipa do PSG sempre foi muito criticada, especialmente desde que começaram a comprar sem limites. A realidade é que todas estas compras nunca lhes trouxeram muito sucesso, ganhavam a liga francesa e a taça, mas nunca passava disso. Tendo em conta que estas duas competições não são particularmente competitivas, a equipa só ultrapassava as expetativas para a época com um troféu europeu. Agora que estão a 90 minutos de conseguir trazer para casa um troféu Europeu, uma destas duas variáveis vai falar mais alto, a ambição ou a inexperiência!

Quem ganha?

Numa final de Champions League dar um vencedor “de caras” não é fácil, nestes 90 minutos tudo pode acontecer. Existem variáveis que podem alterar o jogo e momentos de qualidade individual que são chave para a vitória de uma ou outra equipa. Se tudo se mantiver constante (sem expulsões, lesões, baixas de forma, etc) no nosso ponto de vista o Bayern vai sair vencedor.

Analisando bem os jogos anteriores e não querendo tirar o mérito ao PSG, as vitórias desta equipa não foram as mais convincentes nas fases decisivas. Contra a Atalanta a vitória apenas surgiu devido à inexperiência da equipa italiana e contra o Leipzig, apesar de existirem inúmeras oportunidades para aumentar ainda mais o marcador e terem defendido bem. Erros defensivos e inexperiência ditou o destino do Leipzig. O Bayern por outro lado não tem brincado em serviço, aniquilou completamente o Barcelona, naquele que foi um dos jogos mais humilhantes de sempre para a equipa catalã. E acabou com as esperanças do Lyon ao derrotar a equipa francesa por 3-0 mostrando toda a sua capacidade de finalização e eficácia.

Com experiência, talento e eficácia a Champions League não vai escapar das mãos do Bayern de Munique.

Conclusão

Queres também tu sair vitorioso da final da Champions League?

Não é só a vitória do Bayern de Munique ou do PSG que te pode por a lucrar, adere já aos nossos serviços de tips profissionais e vence tu também a final da Champions!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *