Quem são os 10 melhores marcadores internacionais?

Com Cristiano Ronaldo a passar a marca dos 100 golos internacionais pela seleção nacional ficámos a questionar-nos quem mais já passou esta marca estabelecida pelo português.

A nível nacional é muito provavelmente dos únicos patamares em que Messi não tem capacidade para medir forças com Ronaldo. O argentino apenas regista 70 golos internacionais em 138 jogos, o que não o coloca mais alto que a 16º posição na mista de melhores marcadores internacionais.

10 maiores marcadores internacionais

Abordando o assunto de forma mais atual, os menos atentos diriam que Cristiano Ronaldo é o melhor marcador internacional de sempre. Porém não é bem assim. Existe um jogador que é capaz de bater o português em golos internacionais:

10 – Kinnah Phiri

Phiri ao serviço da seleção do Malaui marcou 71 golos em 115 jogos. O atacante não teve uma carreira de grande destaque, passou grande parte do tempo no seu primeiro clube, o Sharjah SC. Mais tarde foi transferido para o Manzini Wanderers na suíça onde acabou a sua carreira como futebolista. Desta forma, nos dias de hoje, Phiri é o treinador principal da seleção do Malaui.

9 – Bashar Abdullah

Este avançado tornou-se a principal referência da seleção do Kuwait no final dos anos 90 ao marcar 75 golos em 133 jogos. Apesar de não ter a carreira mais vistosa, comparado a jogadores desta lista. Bashar Abdullah ganhou duas taças do golfo, foi à final da taça asiática de seleções e ficou em segundo lugar nas Olimpíadas asiáticas.

8 – Sandor Kocsis

Ainda que a viver na sombra de Puscas Kocsis foi o avançado principal da Hungria na década de 50. Os seus magníficos 75 golos em 68 jogos colocam-no como um dos avançados mais matadores desta lista, quando se fala de golos por jogo. É realmente impressionante como é que ele conseguiu marcar tantos golos internacionais, tendo em conta que só representou a seleção durante 8 anos.

7 – Pelé

Certamente que não será necessário apresentações para esta lenda do futebol. Pelé teve uma carreira de ouro tanto ao nível de clubes como ao nível internacional, que se refletiu totalmente nos seus golos internacionais. Um percurso internacional com 3 campeonatos do mundo e 77 golos em 91 jogos é mais que suficiente para Pelé ser considerado uma das lendas do futebol mundial.

6 – Hussein Saeed

À frente de Pelé como 6º melhor marcador internacional, está Hussein Saeed. Desconhecido por muitos, esta lenda do futebol iraquiano somou 78 golos em 137 jogos. 

Que o leva a ser o 4º mais internacionalizado desta lista. Em toda a carreira, Saeed apenas jogou pelo Al-Talaba e pela seleção do Iraque, onde somou troféus como: a premier League do Iraque, a medalha de ouro nos jogos olímpicos asiáticos a taça do golfo, entre outras.

5 – Godfrey Chitalu

O melhor marcar internacional da Zâmbia é também o melhor marcar africano de todos os tempos. Com um somatório de 78 golos em 108 jogos Chitalu é a estrela africana de destaque. Porém nunca foi capaz de ganhar o Campeonato Africano das Nações, o mais longe que chegou foi a vice-campeão em 1974. Depois de uma carreira recheada de golos, Chitalu assumiu o cargo de treinador do seu país, cargo que em 1993 o levou à morte. Assim como o da seleção inteira numa queda de avião em pleno mar.

4- Kunishige Kamamoto

Nos dias de hoje, infelizmente não existem assim tantos japoneses ou até asiáticos a destacar-se no século 21. Mas nem sempre foi assim, Kunishige Kamamoto é sem dúvida a prova viva da qualidade japonesa. Para além da lealdade exclusiva a só um clube, o atacante marcou 80 golos em 84 jogos pela seleção, o que faz dele o 4º melhor marcador internacional.

3 – Ferenc Puskas

Um dos nomes mais conhecidos desta lista pelos amantes de futebol, Puskas companheiro Kocsis, 8º melhor marcador internacional de sempre. Fizeram parte da década 50 onde a Hungria foi quase imbatível. A máquina de guerra da Hungria estava recheada de estrelas, sendo a maior delas Puskas. Que ao serviço da Hungria marcou 84 golos em 85 jogos. Mais tarde após ser expulso da Hungria jogou pela seleção da Espanha, porém sem muito sucesso. Fez apenas quatro jogos e não marcou qualquer golo.

Puskas atualmente é considerado uma lenda do futebol mundial tendo mesmo o seu próprio prémio. O prémio Puskas, que é entregue ao jogador autor do melhor golo do ano.

2 – Cristiano Ronaldo

O melhor do mundo e o segundo melhor marcador internacional, Cristiano Ronaldo, acabou de bater o record de 100 golos pela seleção nacional e não pretende ficar por aqui. Como único jogador no ativo nesta lista, e a apenas 8 golos do melhor marcador internacional de sempre, existe uma grande probabilidade que num futuro próximo se torne o jogador com mais golos internacionais do mundo.

1 – Ali Daei

Pois é, surpreendentemente ainda existe um jogador na história do futebol internacional a conseguir marcar mais golos que Cristiano Ronaldo pela sua seleção, esse jogador é Ali Daei. O Iraniano é o melhor marcador mundial com cerca de 109 golos em 149 jogos. Apesar de uma carreira um pouco apagada ao nível de clubes, com apenas o Bayern a enaltecer o registo, a carreira nacional é suficiente para meter o nome de Daei nos livros de recordes.

Conclusão

Estás confiante que Ronaldo vai ultrapassar o recorde de Daei nesta liga das nações?

Mantém-te atento as nossas tips profissionais e sê tu a quebrar recordes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *